Baterias FREEDOM
Para que servem?
A quantidade de energia elétrica produzida pelos módulos fotovoltaicos varia significativamente com o nível de insolação. No início da manhã, no final da tarde ou em dias nublados os níveis de energia elétrica gerados são baixos, durante a noite não há nenhuma geração, em dias claros, próximo ao meio dia, a geração está no máximo.
Em sistemas isolados necessita-se que a energia elétrica esteja disponível durante as 24 horas do dia (e principalmente à noite para iluminação) e durante os 365 dias do ano, mesmo naqueles meses críticos, com muita nebulosidade. A função da bateria é armazenar a energia gerada deixando-a sempre disponível, estabilizar a tensão do sistema e servir como uma reserva de potencia quando necessário.
As baterias mais utilizadas em sistemas fotovoltaicos são as estacionárias de chumbo-ácido seladas que são usualmente mais caras que as automotivas mas que duram um tempo maior (podem operar com ciclos diários de carga e descarga mais profundos), o que pode ser importante para locais isolados e com pouca infra-estrutura para troca das mesmas.
As baterias reguladas à válvula são menos indicadas em condições de trabalho com temperatura ambiente elevada.
Quanto maior é a capacidade da bateria maior é a autonomia de funcionamento do sistema na ausência de radiação solar e maior é sua vida útil.
A capacidade das baterias é medida em Ah (Ampère-hora) e determina o número de dias que o sistema pode fornecer energia sem a presença do sol.
- Filtro Anti-Chama.
- Liga de Chumbo-Cálcio-Prata.
- Melhor condução de corrente e melhor durabilidade da bateria em serviço.
- Solda Intercelular com áera 36% maior que as baterias do mercado, permitindo melhor condução de corrente e melhor eficiência elétrica da bateria em processo de carga e descarga.
- Separadores de polietileno microporoso de alta resistência mecânica.
- Indicador de Teste (Charge Eye), permitindo imediata visualização das condições da bateria para teste, orientando o seu diagnóstico.