Dicas de Instalação
1 - Retire completamente a embalagem plástica da bateria nova.
2 - Desligue a ignição e os equipamentos elétricos do veículo.
3 - Desconecte o cabo negativo (-).
4 - Desconecte o cabo positivo (+). Marque os terminais, de modo que você possa identificá-los quando os for reconectar.
5 - Retire o fixador da bateria antiga e a remova.
6 - Limpe os terminais dos cabos e os bornes da bateria. Isto pode ser feito utilizando-se uma escova de aço ou latão e água quente.
7 - Coloque a bateria em seu suporte e fixe-a firmemente, utilizando o dispositivo de fixação do veículo.
8 - Conecte o cabo positivo (+).
9 - Conecte o cabo negativo (-). Passe um pouco de vaselina nos terminais, para protegê-los contra corrosão.
Estoque
1- As baterias devem ser armazenadas em estrados (pallets) em local seco e ventilado, longe de raios solares e de quaisquer fontes de calor.
2- Baterias de até 75Ah podem ser empilhadas até 6 camadas; acima de 75Ah, empilhar até 4 camadas, no máximo.
3- A armazenagem das baterias deve ser feita de tal forma que a rotatividade do estoque permita que as mais antigas sejam vendidas primeiro (FIFO).
4- A condição de carga das baterias em estoque deve ser verificada a cada 90 dias. Se a bateria apresentar o visor de carga verde e tensão acima de 12,3 Volts, ela está carregada; se, porém, apresentar o visor de carga preto ou tensão abaixo de 12,3 Volts, é necessário recarregá-la.
Recarga
1- O local de carga de baterias deve ser seco e ventilado, longe de raios solares e de quaisquer fontes de calor.
2- Só recarregue a bateria no sistema de carga lenta; a carga rápida não é recomendada, pelos danos que causa à bateria.Para a correta aplicação da carga, é recomendado dispor de voltímetro de baixa leitura (0 a 20V) e termômetro (0 a 100ºC).
3- A corrente de carga, em Ampéres (A), deverá corresponder a 10% da capacidade nominal da bateria, em Ah. Por exemplo, para uma bateria de 75Ah, a corrente de carga deve ser de 7,5A.
4- Quando baterias de capacidades diferentes forem carregadas em série, limitar a corrente pela bateria de menor capacidade.
5- A temperatura da bateria em carga nunca deve ultrapassar os 60ºC. Caso ocorra, reduzir à metade a corrente de carga.
6- A bateria estará plenamente carregada quando apresentar o visor de carga verde e a mesma tensão em 3 leituras consecutivas, realizadas com intervalos de uma hora.
1- Certifique-se de que o modelo de bateria é o recomendado para o seu veículo, em especial a posição dos terminais positivo (+) e negativo (-).
2- Consulte o presente catálogo de aplicações para escolher a bateria adequada.
3- boa fixação aumenta a vida da bateria. Use ou retire os extensores amarelos, conforme o modelo do veículo.
4- Quando estiver trabalhando no sistema elétrico do veículo, use óculos de proteção e capas de napa para proteger o corpo e o próprio veículo.
No final da vida útil da bateria, o usuário deverá entregá-la ao fabricante para procedimentos de destinação final adequada, conforme Resolução Conama no 257-30/06/99, art. 1, § único.
Contato com a pele: lavar imediatamente em água corrente abundante. |
(Clique na imagem para ver em tamanho maior)