Oxidação dos Terminais - Como Solucionar?


Quem nunca encontrou baterias com o polo oxidado, formando aquela pasta verde no terminal do cabo da bateria? Esta oxidação é mais conhecida como "Zinabre" ou "Azinhavre" e sua presença prejudica o funcionamento da bateria e compromete a sua vida útil.

O Zinabre é causado pelo contato da solução de ácido com partes metálicas do terminal do cabo da bateria. Isso ocorre quando o ácido escapa do interior da bateria para o polo, conhecido como migração de ácido. Uma bateria com polos fundidos tem mais chance de ter zinabre por que o processo deixa o chumbo com alta porosidade.


A falha na Junção do plástico da tampa com o polo também interfere. Baterias com polos forjados a frio e com selagem em termofusão apresentam tecnologia superior e eliminam este problema.
Para a limpeza do terminal: em 1 litro de água adicione 200g de bicarbonato de sódio. Agite bem para misturar. Mergulhe e mantenha o terminal na solução até que pare de borbulhar. Repita a operação.

Para limpar o polo da bateria use a mesma solução derramando-a pouco a pouco nos polos da bateria enquanto está borbulhando, a reação química limpará os polos.

 
(nunca vire a bateria para mergulhar os polos na solução).

Também o que se pode fazer, é aquecer uma quantidade de aguá e jogar por cima do terminal de pouco em pouco, até que derreta todo o zinabre e com uma escova de aço ou até mesmo uma lixa, fazer uma limpeza sobre o mesmo, até que se retire grande parte do zinabre e por fim aplicar vaselina, desingripante ou até mesmo graxa para manter o terminal em bom estado.

As
baterias Heliar têm exclusiva tecnologia de polos forjados a frio e selagem por termofusão que evitam a migração do ácido eliminando o zinabre.