Dicas de uso de sua Bateria



Dicas de uso


Nem sempre a bateria tem culpa. Para melhor conservação de sua bateria e consequente aumento da vida útil, recomendamos :

Fazer periodicamente "check-up" do sistema elétrico de seu veículo principalmente ao instalar uma bateria nova;
Recargas: se necessário dê somente carga lenta ou seja, mais ou menos 10% da capacidade da bateria;
Se ocorrer perda de água provocada por aumento de temperatura, se necessário adicione somente água destilada. Jamais coloque ácido ou qualquer tipo de aditivo.

Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria tem culpa.

Visor de teste


Algumas baterias Seladas (Sem manutenção) contém um indicador de Carga que é um simples indicativo indicando o estado de carga da bateria, apenas por cores. Obs: Esse indicador não é válido na hora da troca da bateria, e sim apenas um simples indicador.


Carregada: se o visor estiver verde, prossiga com o teste.
Descarregada: se o visor estiver preto, é necessário recarregar a bateria antes de continuar com o teste.
Sobrecarga: se o visor estiver amarelo, é sinal de que a bateria foi danificada por excesso de carga, e deve ser substituída sem cobertura da garantia.

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Algumas falhas podem ocorrer por problemas externos, tais como :

Sobrecarga - excesso de corrente elétrica enviada para a bateria :

Quando em carga, a bateria recebe acima de 14,5 volts
Quando a bateria continua sendo recarregada após ter atingido a carga ( 1.250 g/l )
Carga rápida

Subcarga - bateria descarregada :

Quando em carga, recebe abaixo de 13,5 volts

Bateria solta no suporte - provoca vários danos irreparáveis na parte interna / externa da bateria :

Interna : desagregamento de massa
Externa : caixa quebrada / furada

Cabos ou conectores frouxos - produz mau contato e causam faíscas

Mau contato : corta o fornecimento de energia para o veículo
Faísca : em contato com gases podem ocasionar explosão

Descargas excessivas - provocadas por adição de equipamentos elétricos em demasia, não dando chance ao alimentador de repor a carga na bateria.

Fuga - gasto de energia quando o veículo está intencionalmente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas.

Curto-Circuito - provocado de maneira intencional nos pólos para verificação do estado da carga, deteriora rapidamente a bateria e pode causar explosão.

Outras Dicas

Só dê a partida com todos os equipamentos elétricos desligados (ar condicionado, faróis, tocas-fitas etc.) Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado.

Odores estranhos vindo da bateria do carro, superaquecimento da mesma ou salpicos de solução pelos suspiros indicam normalmente falhas do regulador de tensão da bateria (SOBRECARGA).

Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.

Quando o veículo for ficar mais de uma semana parado e possuir equipamentos de baixo consumo que funcionam mesmo quando o veículo está desligado, retirar o terminal negativo da bateria do carro e religá-lo na bateria quando for utilizar o veículo (verificar o tipo de sistema anti-furto que o veiculo possui, o mesmo pode disparar quando possui bateria reserva).

Antes de retirar a bateria do carro, verifique se o seu veículo possui equipamentos com códigos de segurança em alarme, rádio etc. Caso eles existam, tenha-os em mãos para poder reativá-los depois da troca da bateria automotiva.

Mantenha os terminais dos cabos da bateria do carro bem apertados e em bom estado.