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Oxidação dos Terminais - Como Solucionar?


Quem nunca encontrou baterias com o polo oxidado, formando aquela pasta verde no terminal do cabo da bateria? Esta oxidação é mais conhecida como "Zinabre" ou "Azinhavre" e sua presença prejudica o funcionamento da bateria e compromete a sua vida útil.

O Zinabre é causado pelo contato da solução de ácido com partes metálicas do terminal do cabo da bateria. Isso ocorre quando o ácido escapa do interior da bateria para o polo, conhecido como migração de ácido. Uma bateria com polos fundidos tem mais chance de ter zinabre por que o processo deixa o chumbo com alta porosidade.


A falha na Junção do plástico da tampa com o polo também interfere. Baterias com polos forjados a frio e com selagem em termofusão apresentam tecnologia superior e eliminam este problema.
Para a limpeza do terminal: em 1 litro de água adicione 200g de bicarbonato de sódio. Agite bem para misturar. Mergulhe e mantenha o terminal na solução até que pare de borbulhar. Repita a operação.

Para limpar o polo da bateria use a mesma solução derramando-a pouco a pouco nos polos da bateria enquanto está borbulhando, a reação química limpará os polos.

 
(nunca vire a bateria para mergulhar os polos na solução).

Também o que se pode fazer, é aquecer uma quantidade de aguá e jogar por cima do terminal de pouco em pouco, até que derreta todo o zinabre e com uma escova de aço ou até mesmo uma lixa, fazer uma limpeza sobre o mesmo, até que se retire grande parte do zinabre e por fim aplicar vaselina, desingripante ou até mesmo graxa para manter o terminal em bom estado.

As
baterias Heliar têm exclusiva tecnologia de polos forjados a frio e selagem por termofusão que evitam a migração do ácido eliminando o zinabre.

Mitos sobre Baterias Automotivas



Baterias seladas são secas?


Não. As baterias automotivas tipo chumbo-ácido possuem solução de ácido sulfúrico e água na sua composição. Mesmo as baterias com tecnologia AGM, como as Baterias Heliar para motos e a Optima, embora possa parecer também não são secas, pois o ácido está absorvido em seus separadores de lã de vidro.

A Bateria descarrega quando colocada no chão?

Este fenômeno é comum em baterias com manutenção, que não é o caso das baterias heliar free, pois após completar o nivel do eletrólito ele pode escorrer ou ser derramado sobre a bateria e nestes casos ao colocá-la no chão pode ter fuga de corrente e descarregar mais rapidamente

Baterias são Blindadas

Não. As baterias não são blindadas, pois todas elas precisam de respiros para a saída de gases. As baterias podem ser com manutenção, ou seja, com acesso ao eletrólito e também podem ser seladas. livres de manutenção, o que significa não ter acesso ao eletrólito. mas nunca blindadas.

As baterias mais pesadas são melhores?

Não. Isso é um grande mito, pois a performance de uma bateria está relacionada a tecnologia e qualidade da sua matéria prima. Uma bateria automotiva pode ser mais leve que outra de mesma amperagem e, ao mesmo tempo, ter maior capacidade de descarga e energia em função da sua qualidade de fabricação. Verifique sempre os valores de CCA para comparação.

Baterias com prata são todas iguais?

Não. A liga de prata é utilizada por muitos fabricantes, mas o que diferencia as baterias com liga de prata é a tecnologia com que as grades, componente onde se concentra a prata, são produzidas. Para a liga de prata proporcionar mais durabilidade e performance â bateria, fique ligado à tecnoligia da fabricação.